Você sabe o que é certidão de protesto? Muitas pessoas só conhecem esse tipo de atribuição quando possuem problemas com alguma instituição. Portanto, a Certidão de Protestos informa se a pessoa possui débitos ou não com uma determinada empresa. E o Cartório de Protestos é o responsável por realizar formalmente os gastos que uma determinada pessoa possui.
Dentre os principais motivos que desencadeiam protestos estão cheques pré-datados, débitos no carnê, boletos, uso de notas promissórias, duplicatas (seja de serviço ou mercantil), contratos. Outros serviços gerais que permitam o reconhecimento da dívida também podem ser incluídos.
Como realizar um protesto
Se, para o seu caso, você é o credor e quer realizar o protesto em cima de um devedor, os os são bem simples. O protesto deve ser requerido a um dos oficiais responsáveis pelo cartório.
Depois desse primeiro o, o protesto do título será incluso no cartório. Com isso, é possível executar de forma judicial. Depois é só aguardar que o devedor parta em busca do resgate do título. O título só pode ser excluído se o interessado realizar o pagamento.
Essa última opção costuma ocorrer com pessoas que desejam obter a Certidão Negativa de Protesto. A versão negativa é essencial para diversas atividades, como solicitar empréstimo.
Como saber se o meu nome foi protestado?
Na maior parte das vezes, uma pessoa descobre que o seu nome foi protestado em um determinado cartório ao tentar realizar uma ação. Dentre as principais estão: compra, obter financiamento, ou mesmo abrir uma linha de crédito em alguma empresa. Neste caso, se você possui débitos, será emitida uma Certidão Positiva de Protesto, na qual estarão incluídas informações a respeito das dívidas pendentes.
Se você não possui débitos na conta, a alternativa é solicitar a um cartório de protesto uma certidão negativa.
Tive um título protestado: e agora?
Já as pessoas que desejam retirar o nome do protesto existem algumas alternativas para solicitar. Acima de tudo, é preciso lembrar que, para que uma certidão positiva seja emitida, é necessário que os débitos sejam quitados.
– Entrar em contato com a empresa: a própria empresa responsável por protestar o nome da pessoa pode retirar o título. Neste caso, após o pagamento, o antigo devedor pode entrar em contato com a instituição;
– Cartório de Protesto: ao emitir a certidão positiva, o antigo devedor deve ir ao cartório em que teve o nome protestado. Normalmente uma taxa é cobrada;
– SPC ou SERASA: Como nos demais casos, a pessoa pode comparecer a uma das instituições, munida dos comprovantes necessários. Na maior parte dos casos, um tempo é necessário até que o ex-devedor volte a ter o nome limpo nas plataformas.