Como registrar um filho?

O registro é o primeiro o para se obter a cidadania

registrar-crianca

Você sabe como registrar um filho? Os pais de primeira viagem sempre têm muitas dúvidas. O registro de nascimento também é uma questão que deve ser abordada e entendida, pois é de grande importância para o indivíduo e necessária para que se obtenha os demais documentos.

Como registrar um filho

Para fazer o registro da criança é necessário portar a Declaração de Nascido Vivo (DNV), que deverá ser expedida pela maternidade ou hospital que realizou o parto.  É na DNV que estarão informações para a futura certidão de nascimento, como o local e horário em que o bebê nasceu. Também é necessário que os pais estejam com alguns documentos em mãos.

Confira abaixo cada caso específico:

Pais casados

É necessária a presença do pai ou da mãe, com documento de identidade e certidão de casamento, além da Declaração de Nascido Vivo. Não é preciso levar o bebê para mostrá-lo ao oficial.

Pais não casados

O homem pode fazer o registro munido do seu documento pessoal e do documento da mãe da criança, além da DNV. Em caso de o pai estar ausente, ele pode reconhecer a paternidade por meio de uma declaração que deve estar com firma reconhecida, ou concedendo procuração específica e registrada em cartório para que se faça o registro.

Mãe solteira

A mãe deve comparecer ao cartório com a DNV e documentos de identidade. Se não estiver acompanhada do pai da criança e não trouxer uma declaração de reconhecimento da paternidade, será orientada no cartório a declarar quem é o suposto pai, que então será chamado pela Justiça. Há a possibilidade de apontar mais de um homem, caso haja dúvidas.

Mãe menor de 16 anos

A mãe precisa comparecer ao cartório, acompanhada de um responsável. Ainda assim, a jovem pode ser orientada a um termo de ciência do registro, para evitar uma contestação depois que ela atingir a maioridade.

Indicações de Artigos

regularizar f

Muitas pessoas têm tido dúvidas sobre como regularizar esse F. Esse questionamento se tornou ainda maior depois que o Governo Federal liberou o auxílio emergência para trabalhadores informais. Isso porque muitas pessoas tiveram como resposta que o Cadastro de Pessoa...

Leia mais
sinoreg

O Sindicato dos Notários e Registradores (SINOREG) surge da necessidade de que uma entidade estivesse pronta para unir a classe dos notários e dos registrados. No Estado de São Paulo, o Sinoreg/SP foi fundado em 03 de junho de 1992,...

Leia mais
 digital

Assim como ocorre com a realizada em papel, a digital é considerada um mecanismo responsável por identificar o remetente de determinada mensagem eletrônica. No caso do Brasil, a  digital foi criada com o objetivo de transmitir autenticidade, integridade, confiabilidade e o não repúdio (situação em que o autor não...

Leia mais
Tabela de serviços do cartório numa sala de atendimento

Engana-se quem pensa que só há cartórios no Brasil. A função notarial, bem como a de registros, existe há milhares de anos. É possível, inclusive, encontrar informações sobre o sistema registral na Babilônia. A Bíblia, por exemplo, também traz registros da...

Leia mais
Solicite sua certidão