As certidões são de extrema importância para a realização de diferentes atividades. Desde o momento do nascimento surge a primeira responsabilidade, que vem com o registro e a certidão de nascimento. A partir disso é possível ter o aos demais documentos que garantem a vida cidadã da criança, como o à escolas e também aos serviços públicos de saúde.
Para além da certidão de nascimento, a mais conhecida e buscada certidão, há outras diversas certidões que são necessárias para a realização das mais diversas atividades. Dentre elas estão:
- Aquisição de imóvel;
- Compra ou venda de propriedade;
- Declaração de quitação sobre algo;
- Casamento;
- Óbito, dentre outra questões que são comuns na vida cotidiana do cidadão.
Para que serve a certidão?
De forma geral, a certidão serve para comprovar algo. Dentre os principais objetivos estão:
- Titularidade civil de uma pessoa;
- Comprovação de que ela possui ou não um imóvel;
- Se existe ou não um relacionamento civil;
- Se há dívidas ou não no nome da pessoa interessado, dentre outras diversas atividades.
Solicite sua segunda via de certidão aqui!
Quando se fala em documentos, não se refere somente as certidões que são mais utilizadas, como já citamos, como as certidões de nascimento, de óbito, de casamento ou de divórcio. Dentre as atividades que demandam a utilização de outras certidões está a tramitação de processos jurídicos. Isso ocorre porque elas envolvem uma quantidade maior de documentos e que necessitam que os mesmos apresentem as certidões específicas para o serviço que está sendo solicitado pelo interessado.
Para esses casos, uma das alternativas é a busca por um profissional da área, como um advogado, que saiba indicar quais os documentos que devem ser solicitados, como a Certidão de Inteiro Teor, Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social, Certidão de Matrícula de Imóvel, dentre outras, por exemplo.