O que é Certidão de Inventário e Arrolamento

Documento informa a respeito da existência ou não de processos que tratem sobre as questões

A Certidão de Inventário e Arrolamento é o documento que visa informar a respeito da existência – ou da não existência – de processos que tratam sobre as questões de inventário e arrolamento.

Diferenças entre inventário e arrolamento

O inventário é aberto quando ocorre o falecimento de uma pessoa física, tendo como objetivo a descrição de todos os bens e direito que serão partilhados para aqueles que legalmente têm direito. 

Desta forma podemos dizer que o Inventário tem a responsabilidade de apurar o patrimônio deixado pelo falecido e o distribui entre os sucessores legais. Além disso, tem a função de separar os bens de herança dos bens da meação do cônjuge que permanece vivo, desde que a pessoa falecida tenha casado em regime da comunhão de bens. No caso do casal ter optado por união estável fica determinado, se não houve outra forma de pacto entre os dois, que a partilha de bens ocorrerá pelo regime da comunhão parcial de bens. 

Já o arrolamento aborda a mesma questão que o inventário. Contudo, o trâmite de documentação do arrolamento ocorre de uma maneira mais rápida, tendo em vista que para participar da partilha é necessário preencher o requisito de partilha amigável entre os herdeiros, bem como os bens seja igual ou inferior a 2.000 OTN (Obrigações do Tesouro Nacional). 

Como obter

Os interessados em realizar a emissão da Certidão de Inventário e Arrolamento precisam informar F, nome completo e endereço. O período de busca ocorre de 10 a 99 anos. Quando realizado pela internet, o prazo para entrega da certidão é de 72 horas, a contar da data de pagamento. 

Quem deseja realizar o processo presencialmente pode buscar o Poder Judiciário Estadual ou também um Tabelionato de Notas (Judicial ou Extrajudicial). Para realizar o pedido é necessário que todos os herdeiros sejam maiores e capazes. Além disso, é preciso avaliar se a pessoa que morreu não deixou dívidas perante a Receita Federal.  Outro ponto é verificar se os imóveis não estão com dívidas tributárias, para que o documento seja feito extrajudicialmente. 

Alguns portais eletrônicos possibilitam a emissão da Certidão. A solicitação do documento pode ser feito por formulário de contato, e-mail, telefone ou fax. No caso da pessoa optar pela entrega presencial é preciso pagar uma taxa a mais. Ainda que não seja entregue de imediato, alguns portais disponibilizam uma prévia da Certidão, que será enviada para o e-mail do solicitante. 

 

Indicações de Artigos

casamento civil 2

Quais são os documentos para conseguir um casar e para que seu casamento tenha validade? Os noivos precisam comparecer ao cartório sem os pais se foram maiores de 18 anos. Certidão de nascimento, documento com foto e duas testemunhas maiores...

Leia mais
Padrinhos de casamento quantos escolher o que vestir. Tudo que você precisa saber 17

Quem nunca viu aqueles casais de amigos que estavam presentes em um dos momentos mais importantes da vida: o casamento? Os padrinhos são figuras muito queridas pelos noivos e tem um papel decisivo também no casamento civil. Isso ocorre porque...

Leia mais
certidão de interdição 2

Você sabe para que serve o registro de interdições e tutelas? O registro é a comprovação de que a atividade realmente foi realizada, e que será concluída com a emissão da Certidão de Interdições Tutelas e Curatelas.  Esse registro trata sobre a...

Leia mais
habilitacao de licitacoes Documentos e certidoes para Licitacao

Muitas pessoas ouvem falar a respeito das Licitações, porém muitas dúvidas podem surgir quanto aos tipos de documentos e certidões para licitações. Nesse espaço falaremos sobre o tema, tirando todas as suas dúvidas e lhe ajudando a entender mais a...

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite sua certidão